Monday, December 10, 2007

check it out!

Visitem o seguinte blog: timorcartoon.blogspot.com

from all around the world

Encontramos em Dili quase todas as nacionalidades, e assim conheço pessoas de todas as partes do planeta. As festas e o lobby do hotel são locais ideias para apresentações e para a fácil pergunta de introdução: “- Where are you from?” and after that the conversation flows.
Confundo-me na língua a utilizar, o inglês, o francês e o espanhol vão sendo alternados e às páginas tantas falo noutras línguas com os portugueses. Já há progressos no tétum. Às conversas dos timorenses que de alguma forma me atingem respondo em português para surpresa dos intervenientes. Se a Eliza está presente, diz-me: "- Agora falta falar."

Nesta dinâmica de intercâmbio cultural estou eu sentada no jardim da casa de um amigo a ouvir contos e lendas das ilhas do pacífico e do Brasil. Os dois contadores de histórias usam a voz e expressividade facial para dar ênfase aos momentos mais emocionantes da lenda. Ao longe relâmpagos cortam o céu. E eu luto contra o João Pestana porque os contos são imperdíveis. Nestes momentos esbatem-se os sentimentos negativos de quem sendo malae vive num país em reconstrução, onde a natureza e as histórias de vida de cada um de nós é a nossa única diversão.

Até eu!

Até eu já faço comentários aos blogs dos malae... e neles vejo que há sentimentos e visões comuns. Maravilhosos cartoons ilustram realidades e sentimentos.