Tuesday, January 15, 2008

Um Sábado em Dili!

Num ritmo e tempo diferente vivo os meus dias de trabalho e o meu ócio. Num país onde não há nada, mas onde há, na verdade, tudo, escolho o sítio onde vou tomar o pequeno-almoço num sábado de manhã. O sol espreita timidamente. Calmamente, no City Café, tomo o meu café timor, ultra amargo, e a torrada de pão caseiro. Tento ler trechos de um livro sobre a evolução do Homem. Mas a rua é mais apelativa e eu olho os timorense que passam e tentam vender pequenos nadas. Olho para a sua tez escura e feições asiáticas, as roupas andrajosas e os pés descalços ou calçados com velhos chinelos. Olham para nós com olhar que não sei decifrar. Os malae tentam ignorar, dizem não, voltam a cara, disfarçam, até que o timorense aborrecido mas resignado vira costas. Os passeios são amontoados de terra e lixo. E lá vão eles com os seus pequenos nadas. A mana Catarina chega hoje da sua viagem pela Indonésia, Tailandia, Cambodja e Malásia com muitas peripécias para contar. Vou apanhá-la ao aeroporto cheia de vontade de me reencontrar com ela. A manhã vai-se compondo e eu passeio de carro pela marginal até casa do Dudi para visitar o Óscar. Visito a Fernanda que está doente e embrenho-me numa longa conversa com os presentes na sala, até à inevitável hora da partida, já muito atrasada para estar a tempo no aeroporto. Conto com o habitual atraso da Merparti.
E ali, entre o sol e a chuva, no meio da multidão que espera quem chega, aguardo pela Catarina. O inevitável abraço apertado surge quando nos encontramos, assim como os muitos sorrisos e olhares de cumplicidade de quem tem tanto para contar.

2 comments:

Anonymous said...

;)) parece quase um excerto de um livro que eu leio de passagem, antes de me sentar um pouco para o apreciar com mais atenção. o primeiro capítulo bem podia começar assim... ;))RAL

Anonymous said...

Ahhh que saudades!! Mas uma parte do de tua vida!! MAs e entao pequeno almoço, sabado de manha e sol? mas entao vamos la baixo comer um croissant à tavi? :)))
Rudi